Cidades

Para lidar com temporais, Maricá reforça envio de alertas pelo celular

Serviço operado pela Defesa Civil do município. Foto: Prefeitura de Maricá/Arquivo

O telefone celular pode ser um importante aliado nos dias de chuva forte: moradores de Maricá têm à disposição um serviço de alerta de riscos, com boletins emitidos pela Defesa Civil Municipal. Para se cadastrar, basta o morador enviar o CEP de onde mora, via SMS, para o número 40199.

As informações enviadas a cada alerta são produzidas pelo serviço de meteorologia da cidade, o que garante avisos confiáveis, com dados específicos sobre as condições meteorológicas de Maricá. Coordenador do órgão municipal, o major Wellington Silva lembra que os avisos têm caráter preventivo, visando informar aos moradores, principalmente aos de áreas de risco, sobre condições climáticas adversas.

"Ao receber um alerta de chuva forte, o morador pode se precaver, evitando áreas de risco e buscando um local seguro, como os pontos de apoio espalhados por todo o município", explica o major.

Além dos avisos sobre temporais, os alertas também são enviados quando ocorrem mudanças de estágio de acompanhamento do clima: do estágio de vigilância, o mais brando, passando para o de atenção, de alerta e alerta máximo, o mais grave. A meteorologista da Defesa Civil, Christiane Nascimento, ressalta que o serviço não é uma previsão do tempo.

"Para saber a previsão da meteorologia, a população deve acessar o site da Prefeitura, onde essas informações são publicadas diariamente. Os alertas são voltados para minimizar os riscos às pessoas em caso de chuvas fortes", disse ela.

Ainda segundo o major Wellington, está em andamento um processo de compra de pluviômetros – aparelhos usados para medição da quantidade de chuva - pela Defesa Civil, o que num futuro próximo vai possibilitar o envio de alertas de risco, setorizados por região do município.

"Atualmente, emitimos um alerta para toda a cidade, mas em breve será possível informar aos moradores de cada região separadamente. Afinal, a situação para o morador de Jaconé pode ser diferente da de quem mora em Itaipuaçu", exemplifica.

< Deficientes com acesso à praia de Ponta Negra em Maricá Trump diz que os Estados Unidos estão “prontos para abraçar a paz” <